vainini topo
FAMOSOS

Maju Coutinho e os erros da direção da Globo

Globo não orientou Maju Coutinho como deveria

31/10/2019 07h11
Por: Orleanes Ta Massa
9
FAMOSOS
FAMOSOS

Esta coluna do RD1 foi a única que elogiou e muito a estreia de Maju Coutinho no Jornal Hoje. Lembro de todas as palavras sem precisar ir até o arquivo.

Foi um primeiro programa excelente e ela arrasou nele. Mas aconteceu algo que raramente acontece. A maioria dos apresentadores faz um primeiro programa ruim e vai crescendo com a maturidade de cena. Com Maju aconteceu o contrário. Ela fez um primeiro programa excelente e decresceu com o tempo.

Hoje temos uma apresentadora acanhada, com passos indecisos no palco e com voz que em nada lembra seu primeiro programa ou um apresentador comandando a cena. Se a culpa fosse da Maju, eu diria sem nenhuma preocupação com agressões de ativistas ideológicos ou étnicos. A cor da pele de ninguém dá a aura da perfeição. Mas essa culpa não é da Maju Coutinho.

 

A culpa é pura e exclusiva da Globo, que já tinha decidido escalar Maju dois meses antes dela entrar no ar. Por acaso alguém conversou com essa moça que está começando a vida artística? Não, ninguém contou para ela o que ela teria que fazer. Simplesmente porque não tem ninguém na Globo que pudesse ensinar Maju sobre os meandros de palco.

Apenas tiram a bancada que dá proteção ao apresentador e mandam o apresentador andar no palco. E a coreografia fica onde? Ou o comando da Globo achou que ela nasceu sabendo?

Alguém por acaso mostrou para ela o tom de voz da Sandra Annenberg que foi por anos o tom de voz do Jornal Hoje? Não, sequer tiveram a cortesia de fazer isso. Se a Globo de hoje não sabe nem ensinar interpretação aos atores novos, quem dirá ensinar postura de cena a apresentadores.

Faustão não nasceu sabendo, passou por campo de futebol, por programa de rádio ao vivo num teatro, por programa na Gazeta, na Record e na Band e então foi levado irretocável à Globo. Mesmo assim o Boni teve longas conversas com Faustão.

Luciano Huck teve experiência em outras emissoras e depois foi para a Globo e mesmo assim tinha gente lá que o ensinava truques. Os grandes atores da Globo foram contratados por Boni depois de serem grandes na TV Tupi e TV Excelsior.

Mas e a Maju? Quem ensinou uma menina nova e com certeza com seus medos que todos nós temos de algo novo, a se portar sem uma bancada e a falar e comandar o maior ibope da hora do almoço da TV? Ninguém, Maju está tendo que se virar sozinha e lógico que erra e erra muito.

A Globo já foi uma escola que tinha comando único. Hoje é uma disputa entre grupos de poder dentro da emissora. Mas mesmo tendo essa disputa que existe em qualquer grande empresa, alguém tem que se preocupar com o produto final que é o programa e quem o apresenta.

Enquanto isso Maju Coutinho vai na tentativa e erro de coisas que poderiam ter sido ensinadas e superadas muito antes dela ter entrado no ar.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários